Prédio à venda em Tomar
Prédio em Tomar com 829 m²
Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
890 000 €
829 m²
- -
- -
- -
- -
F
Descrição
CASA DE QUENTAL - Complexo Imobiliário Centro Histórico de Tomar
Apresento hoje a CASA DE QUENTAL complexo imobiliário em Tomar, em pleno centro histórico da cidade medieval.
Num lote com mais de 700 m2, a CASA DE QUENTAL conta com 800 m2 de área privativa atualmente, este Complexo Imobiliário com várias frações habitacionais e com outras utilizações permite:
1. CONDOMÍNIO DE APARTAMENTOS:
- A construção de um condomínio de luxo de apartamentos, com acesso a jardim e área de lazer com piscina
2. GUEST HOUSE DE LUXO HISTÓRICA:
- Desenvolver neste Largo de Quental uma unidade turística de luxo ligada à história da bela cidade de Tomar e sobretudo à história especifica desta CASA DE QUENTAL, que remonta ao século VXI. Aproveitando ainda o magnífico Largo para enquadrar este equipamento turístico de enorme potencial em pleno coração desta cidade cada vez mais procurada pelo turismo cultural e histórico.
O Complexo CASA DE QUENTAL encontra-se num largo com o mesmo nome. - LARGO DE QUENTAL - ainda não descoberto pelo Turismo em Tomar, onde o ambiente misterioso e as vistas maravilhosas sobre o edifício conhecido por CASA DOS TECTOS (classificado) defronte no seu esplendoroso estilo Barroco de século XVI e XVII, dão todo o carácter ao mesmo tempo intimista e magnânimo a todo este conjunto.
A Casa-mãe, com localização privilegiada no dito Largo, é composta de pátio formal na entrada, escadaria em pedra de carácter imponente, encimada de colunas originais do século XVI. Entrando na Casa-mãe um corredor largo e divisões amplas demonstram que claramente ali houve - em todas as épocas - gentes nobres a morar… Nas traseiras da Casa-mãe um enorme alpendre sobre um jardim privativo de 400m2, com poço (que, contam, serviam todas as pessoas daquela rua de água fresca e abundante nos tempos antigos), várias árvores de fruto, e uma deslumbrante vista sobre o Castelo Templário. Este jardim tem ainda porta sobre a famosa Rua do Pé da Costa, permitindo ali instalar, no caso de equipamento turístico, mais um acesso.
Ao nível do rés de chão, a Casa-mãe oferece uma série de dependências antigas (arrecadações ou lojas) com pé direito muito vantajosos, que agora esperam ser
transformadas em Zona Técnica, Apartamentos ou Estúdios, consoante o projeto a
definir. Uma destas lojas tem um arco quinhentista em pedra que fará as delícias dos entendidos em história…. Uma outra destas arrecadações conduz ao jardim também.
Na continuidade da Casa-mãe deste complexo CASA DE QUENTAL encontram-se várias frações habitacionais que poderá ligar pelo interior no caso de equipamento hoteleiro e utilizar com vários layouts os mais de 800m2 de construção disponíveis.
Agora o segredo mais bem guardado… bem no centro deste Largo de Quental, uma construção com duplo pé direito aguarda o seu projeto: lobby da sua Guest House, Cafetaria de apoio ao condomínio de apartamentos ou ainda Tea House com esplanada ao longo do Largo… dê asas a este projeto e para início de conversações agendemos a sua visita ao local!
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Ayres de Quental foi o mestre de armas da Vila de Tomar a mando do Rei D. João III, em peno século XVI.
Para sua habitação, escolhe um Largo privilegiado e bem misterioso, no coração do Centro Histórico da belíssima vila de Tomar.
Foi ainda este mestre, Ayres de Quental que presidiu ás obras de construção da Capela de São Lourenço, bem conhecida na cidade de Tomar, em meado do século XVI.
Por uma carta régia, lavrada em 9 de outubro de 1527, D. João III fez “merce a Amtonio Fernandez mestre das minhas obras de ferro” de uma “temça em cada huũ anno com ho dito oficio e com ho oficio de mestre d’Artelharya e todas outras obras de ferro que daquy em diamte se fizerem na minha vila de Tomar, quymze mil reaes, e porem aos vedores da minha fazenda que lhos façam asemtar no livro das graças que nela anda e Ayres do Quymtall meu provedor mor e feitor das minas e metaes que do dinheiro, que receber para provymento e despesa das ferraryas e armaryas, que na dita vila de Tomar ande fazer”.17 Entre os anos de 1527 a 1532, Ayres de Quental foi o encarregado das ferrarias e armarias que se andavam a fazer na vila de Tomar
Detalhes
Detalhes energéticos