Moradia T5 à venda em Fundão
Fatela
350 000 €
384 m²
5 Quartos
5
2 WC
2
C
Descrição
Na aldeia da Fatela, a 5 klm da cidade do Fundão, havia uma casa de habitação de construção tipicamente beirã, a "casa da padaria", construída em alvenaria de pedra. Era composta por rés-do chão, antes utilizada como habitação, e cave, na qual funcionava um forno de pão a lenha, que serviu durante várias décadas, como padaria da aldeia.
Após uma reabilitação integral (por fases, iniciada em 2016, e terminada em 2020) o imóvel foi transformado num empreendimento turístico em espaço rural (TER), designado por “The Bakery Guesthouse”, sendo a panificação a temática central, devido à existência de um forno de pão a lenha, operacional.
O imóvel apresenta a seguinte distribuição:
- The Bakery House, rés-do-chão: cozinha, sala de jantar e de estar com lareira, três quartos com ares condicionados, zona de circulação, casa de banho, e marquise. Exterior com um telheiro com zona de lazer com vistas para as serras da Gardunha, Estrela e Açor. Dispõe ainda de uma zona de arrumos.
- The Bakery Factory, cave: Kitchenette, sala de estar, dois quartos com ares condicionados, uma casa de banho e zonas de lazer exterior e arrumos.
Ambas as cozinhas estão equipadas com forno, placa de indução, máquina de lavar louça, frigorífico, micro-ondas, torradeira, tostadeira, chaleira elétrica, máquina de café e utensílios. Águas quentes através de cilindro.
O facto de o imóvel estar edificada em terreno de plano inclinado, faz com que os dois pisos (rés-do-chão e cave), tenham acesso direto ao exterior, permitindo também que a “zona do forno” e o “telheiro exterior” possa ser usada por ambos os pisos.
As duas utilizações independentes permitem acolher famílias distintas, salientando a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
Quanto a áreas, temos:
Área total do terreno: 271,84 m²
Área de implantação do edifício: 216,31 m²
Área bruta de construção e privativa: 384,53 m²
Manteve-se “a traça original” do imóvel por forma a preservar e valorizar o património arquitetónico e histórico. A sua imponente chaminé é ainda hoje um marco presente. A reabilitação verificou-se ao nível dos telhados, infraestruturas de saneamento básico, águas, eletricidade, rebocos, pisos, pinturas interiores e exteriores, pavimentos, janelas e portadas.
Forte preocupação com a sustentabilidade ambiental assente numa boa inércia térmica (alvenaria em pedra e madeiras), painéis fotovoltaicos na cobertura (6 painéis de 350kw cada), aplicação de redutores do fluxo de água nas torneiras e chuveiros, ares condicionados, isolamento de paredes (pladur com lã de rocha), tetos e telhados, e a aquisição de equipamentos elétricos de elevada eficiência.
Localiza-se na zona centro de Portugal, na região da Cova da Beira, no concelho do Fundão, zona esta com uma atratividade crescente. A Fatela dista de carro apenas 8 min da A23, a 2h30 de Lisboa ou Porto, e sensivelmente a 04h30 da capital espanhola, Madrid.
A autenticidade do imóvel transporta-nos numa viagem no tempo
A boa luminosidade natural, a recuperação do imóvel com respeito pelo tradicional, associado ao conforto e modernidade dos equipamentos, induzem a uma enorme sensação de bem estar.
O turismo constitui uma das potencialidades do concelho do Fundão. A diferenciação da oferta é um elemento crítico neste tipo de unidades, e este imóvel obedece a esse espírito.
Seja para habitação própria, unidade de turismo, e quem sabe até um restaurante típico, o potencial existe.
Esta informação não é vinculativa e não dispensa a consulta das entidades competentes.
Detalhes
Detalhes energéticos